O vidro é uma parte integrante da maioria dos edifícios. Você o encontrará em casas, escritórios e lojas. Mas, você já parou para pensar em como ele chegou lá ou como foi feito para caber em suas esquadrias? Se você já parou (e mesmo se não parou), então agora é um ótimo momento para descobrir.

Uma vidraçaria é responsável por cortar, moldar e instalar vidros em janelas, portas, espelhos e muito mais. Eles são habilidosos em preparar vidros para uso estrutural e não-estrutural em edifícios comerciais e residenciais.

Em ambientes residenciais, os vidraceiros são responsáveis por substituir e reparar vidros danificados ou quebrados, instalar novas portas e janelas de vidro, fixar espelhos nas paredes, instalar telas e portas de chuveiro, dimensionar e colocar tampos de mesa de vidro e até mesmo projetar e fazer vitrines.

Em ambientes comerciais, os vidraceiros cortarão e instalarão portas de segurança feitas de vidro e fixarão ou segurarão painéis internos de vidro e divisórias de salas. Você também os encontrará instalando ou reparando frentes de loja feitas de vidro, para todos, desde salões boutique até lojas de esquina mais tradicionais.

Além dos edifícios comerciais e residenciais, você também encontrará vidraceiros trabalhando em muitas obras de arranha-céus. Os guindastes são usados para ajudar a levantar grandes painéis no lugar, para que os vidraceiros possam então fixá-los à estrutura do edifício.

Como é o dia de um vidraceiro?

Trabalhar como vidraceiro significa passar muito tempo em canteiros de obras certificando-se de que o vidro se encaixa no edifício. Aqui eles freqüentemente instalam quadros de alumínio, madeira ou aço inoxidável, nos quais encaixam o vidro usando massa, compostos químicos ou tiras de borracha.

Os vidraceiros também lidam com vidros quebrados e vidros espelhados, deixando estas superfícies prontas para o relançamento. As unidades de vidro pré-fabricadas, como as caixas de chuveiro e as portas de correr, podem ser montadas e instaladas por vidraceiros.

Muitas vezes é necessário que os vidraceiros realizem o trabalho de preparação antes que o vidro chegue ao local da obra. Aqui, eles estarão em uma oficina pontuando o vidro com ferramentas de corte de vidro, para ter certeza do tamanho correto antes de se livrarem de qualquer vidro extra com a ajuda de ferramentas especializadas.

Estas ferramentas incluem furadeiras e serras com ponta de diamante, retificadoras e biseladoras (usadas para polir bordas), assim como inscrições para adicionar acabamentos decorativos.

Os vidraceiros devem trabalhar com outros profissionais e comerciantes. Eles precisam ser capazes de interpretar desenhos, diagramas e especificações para trabalhar com as necessidades de fabricação e instalação de vidros. Eles também podem usar software de desenho assistido por computador para trabalhar com projetos em escala.

Traços comuns de um vidraceiro

Embora cada vidraceiro seja diferente, aqui estão alguns dos traços mais comuns que um vidraceiro pode ter:

Resistência

Como ser um vidraceiro pode ser um trabalho exigente fisicamente, aqueles que assumem este papel devem ter um alto nível de resistência. Não apenas devem ser capazes de ficar de pé, ajoelhar-se e sentar-se por longos períodos, mas também devem ser capazes de segurar pedaços pesados de vidro até que tenham sido totalmente instalados.

Equilíbrio

Uma vez que eles são obrigados a trabalhar em escadas e andaimes, os vidraceiros devem possuir um bom nível de equilíbrio para evitar quedas e ferimentos.

Coordenação mãos-olhos

Como muitas das peças de vidro devem ser cortadas à mão, um vidraceiro deve ter grande coordenação mão-olho.

Compreensão da leitura

Os vidraceiros devem ter boa compreensão de leitura para ler material, como regulamentos e contratos.

Pensamento crítico

Para poder descobrir o melhor plano de ação para cada cliente, os vidraceiros devem possuir habilidades de pensamento crítico.

Comunicação escrita, verbal e interpessoal

Dada a vasta gama de clientes com os quais entram em contato, os vidraceiros devem ter excelentes habilidades de comunicação.

Confiável

Considerando a natureza urgente das questões que podem surgir neste campo, os vidraceiros devem ser muito confiáveis.